Tirei carteira motorista simples após ter a patologia detectada nos exames. Mesmo assim posso mudar minha CNH para especial?

R: Pode solicitar a qualquer tempo. O que determina é a extensão das limitações.  Por favor, entrar em contato com a Mizabel Isenções, fazemos esse serviço.

É realmente OBRIGATÓRIO a mudança da CNH para obter a isenção? E se caso não for necessária nenhuma adaptação?

R: É obrigatório, mandatório, se não há necessidade de adaptação, o veículo deverá ser apenas automático.

Posso solicitar isenção de IOF uma única vez ou de 2 em 2 anos?

R: IOF uma única vez na vida. Os demais tributos, a cada dois anos no mínimo.

Caso possua os laudos do SUS preciso dos laudos do Detran também?

R: O laudo do SUS não é utilizado no DETRAN, se o requerente já tem a Carteira de Motorista Especial e o Laudo do Detran, então, pode entrar em contato conosco para darmos prosseguimento. Caso não tenha, pode nos procurar que fazemos todo o processo, inclusive da CNH especial.

Se já tiver carteira de motorista e quiser tirar a especial, preciso refazer CFC, aulas práticas e provas teóricas e práticas?

R: CFC não necessita, somente aulas e teste prático. Realizamos esse serviço, entre em contato conosco.

Caso eu tenha a patologia, mas minha perícia der indeferida, o que devo fazer?

R: Se a patologia tiver enquadramento, a confirmação ocorrerá através de um perito do DETRAN a qual a Mizabel Isenções encaminhará, passando por esse perito, se houver indeferimentos, pode ainda recorrer a uma junta médica do DETRAN que irá deliberar sobre o parecer final.

A pessoa tem uma patologia que dá direito às isenções, mas não dirige, eu serei o condutor, o que devo fazer? Posso comprar qualquer carro ou precisa ser automático?

R: Entre em contato com a Mizabel Isenções, nós também prestamos serviços para o grupo de Não Condutores.

Comprei um carro com isenção,  posso emprestar para alguém dirigir?

R: A lei não determina que não pode, não restringe, com base no ordenamento jurídico atual, pode, contudo, não recomendado, por tratar-se de um benefício intransferível.  Procurar Mizabel Isenções, pois, há requerimento próprio para esse fim.

 

Sou condutor e coloquei outra pessoa como segunda condutora, caso essa pessoa tome multa os pontos dela virão automaticamente para minha carteira de motorista?

R: As multas vão automaticamente para a CNH do proprietário do veículo, salvo, se dentro do prazo hábil for indicado o real condutor naquele momento da autuação.

 

Qual o tempo para o processo de isenção? Não tem como ser mais rápido?

R: Os prazos são médios e internos dos órgãos, não havendo possibilidade de interferência, somente para maiores de 80 anos há prioridade com força de lei. Quanto ao prazo depende de cada caso, se trata-se somente de isenções fiscais, ou se haverá troca da CNH também.  Procurar por Mizabel Isenções para maiores informações.

Possuo um carro mecânico e com a minha CNH especial terei que mudar para automático, o que posso fazer para continuar dirigindo enquanto não saem minhas isenções para compra do carro novo?

R: A CNH anterior será mantida com o requerente justamente porque depois da troca da CNH há o trâmite tributário.

Dúvidas frequentes